Periodontologia
Perguntas Frequentes
Respondemos a perguntas comuns que os pacientes podem ter sobre o procedimento.
Estas respostas têm o objetivo de fornecer aos pacientes informações precisas e confiáveis sobre o procedimento.
O sangramento gengival sistemático pode ser sinal de doença periodontal, sobretudo se for acompanhado por gengivas inchadas, sensíveis e vermelhas.
É considerado “normal” sangrar das gengivas durante a escovagem se sofrer de alguma patologia relacionada com a periodontologia, no entanto é recomendado consultar um profissional para averiguar a situação da sua saúde oral.
O tratamento da gengivite é rápido, basta recorrer a um profissional e fazer uma limpeza oral. Se o estado da doença tiver agravado e for considerado periodontite, é necessário marcar consultas regularmente para controlar e estabilizar a doença, sendo que esta dura a vida toda.
A resposta é sim. Lembrando que cada caso é único, por isso, se está a pensar colocar implantes dentários é recomendado realizar uma avaliação completa da sua saúde oral para analisar o estágio da periodontite e viabilizar a possibilidade de reabilitação oral.
A colocação de implantes requer uma estrutura forte para que seja possível suportar o implante. Se a doença levou à perda óssea significativa, poderá ser necessário realizar enxertos ósseos antes de considerar os implantes.
Em muitos casos de Doença Periodontal é recomendado implantes dentários para substituir dentes perdidos e recuperar a função total e estética do sorriso.
Ao eliminar a placa bacteriana a gengiva deixa de estar inflamada e é possível controlar a gengivite e que esta avance para a periodontite.
Já a Periodontite é uma doença crônica, cujo paciente detentor deste distúrbio deve ser acompanhado regularmente por um profissional para que este controle a doença.