Medicina Dentária

Periodontologia

O que é a Periodontologia e quais as suas vantagens

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de patologias que afetam os tecidos que envolvem e suportam os dentes: gengiva, osso alveolar e os ligamentos periodontais.

O principal objetivo da Periodontologia é preservar a saúde oral dos pacientes. Esta especialidade além de prevenir, diagnosticar e tratar de doenças periodontais, é responsável pelo tratamento estético gengival. Isso pode incluir cirurgia periodontal, alisamento radicular, enxertos gengivais e regeneração óssea, conforme o avanço da doença.

É de notar que a saúde periodontal contribui para a saúde oral na íntegra, porque dentes saudáveis dependem de gengivas saudáveis e tecidos periodontais fortes.

O que é a Periodontologia e quais as suas vantagens

periodontologia

O que é a Doença Periodontal?

A Doença Periodontal refere-se à condição inflamatória crônica que afeta o periodonto, ou seja, tudo o que envolve e suporta os dentes como a gengiva, o osso alveolar e os ligamentos periodontais.

Podemos dividir a Doença Periodontal em duas patologias: Gengivite e Periodontite.

Quais são as doenças periodontais?

A Doença periodontal deriva normalmente de uma gengivite, que se não for devidamente tratada pode evoluir para a periodontite.

A Gengivite é uma inflamação nas gengivas causada pela acumulação bacteriana e tártaro à volta dos dentes, ou seja, só afeta uma parte do periodonto.

A Periodontite é uma doença provocada pelo avanço da gengivite que, por sua vez, afeta toda a estrutura periodontal e pode levar à perda permanente dos dentes. É uma patologia oral que destrói progressivamente o tecido periodontal e a perda da estrutura óssea que envolve e suporta os dentes.

Na gengivite é comum sentir inchaço e inflamação nas gengivas, assim como sangramento durante a escovagem. Se a gengivite evoluir para periodontite, além da inflamação, surge a destruição do suporte dos dentes e, em último caso, pode haver a perda de dentes.

O diagnóstico de doenças periodontais engloba uma avaliação detalhada da saúde periodontal do paciente, incluindo exames clínicos e radiográficos. Com base no diagnóstico feito, o profissional elabora um plano de tratamento adequado para restaurar a estrutura óssea e gengival do paciente.

O que é a Doença Periodontal?

Quais são as doenças periodontais?

Como posso tratar a doença periodontal?

Nos tratamentos periodontais é utilizado técnicas e tecnologias modernas, minimamente invasivas.

O tratamento da doença periodontal varia consoante o diagnóstico de cada paciente. Para isso é necessário fazer uma avaliação completa da saúde oral, incluindo exames clínicos e radiográficos, para determinar a gravidade da doença e perceber o estado dos tecidos periodontais. O objetivo será sempre eliminar as bactérias que desencadearam o distúrbio na saúde oral e restabelecer uma boa saúde periodontal a longo prazo.

No caso da gengivite, o tratamento é profilático: limpeza e melhoria da higiene oral, rápida e de fácil execução

Na Periodontite é necessário remover o tártaro presente na bolsa periodontal (espaço patológico entre a gengiva e o dente). É uma doença crónica que exige supervisão regular por parte de um profissional. Em situações mais avançadas poderá haver a necessidade de cirurgia periodontal corretiva.

Algumas das consequênsias podem ser destruição da estrutura óssea e gengival, perda de dentes, problemas regulares com a saúde periodontal e impacto na saúde geral e qualidade de vida do paciente.

periodontologia

Como posso tratar a doença periodontal?

Qual a causa da doença periodontal?

A principal causa para o aparecimento da doença periodontal é a placa bacteriana. O biofilme  (acumulação de bactérias) presente nos dentes e gengivas, pode provocar infecção e consequentemente danos nos tecidos periodontais.

No entanto, existem outros fatores que impulsionam esta doença, como a má higiene oral, o tabagismo, a diabetes não controlada e alterações hormonais, que podem contribuir para a suscetibilidade desta patologia.

periodontologia

Respondemos a perguntas comuns que os pacientes podem ter sobre o procedimento.

Estas respostas têm o objetivo de fornecer aos pacientes informações precisas e confiáveis sobre o procedimento.

O sangramento gengival sistemático pode ser sinal de doença periodontal, sobretudo se for acompanhado por gengivas inchadas, sensíveis e vermelhas.

É considerado “normal” sangrar das gengivas durante a escovagem se sofrer de alguma patologia relacionada com a periodontologia, no entanto é recomendado consultar um profissional para averiguar a situação da sua saúde oral.

O tratamento da gengivite é rápido, basta recorrer a um profissional e fazer uma limpeza oral. Se o estado da doença tiver agravado e for considerado periodontite, é necessário marcar consultas regularmente para controlar e estabilizar a doença, sendo que esta dura a vida toda.

A resposta é sim. Lembrando que cada caso é único, por isso, se está a pensar colocar implantes dentários é recomendado realizar uma avaliação completa da sua saúde oral para analisar o estágio da periodontite e viabilizar a possibilidade de reabilitação oral.

A colocação de implantes requer uma estrutura forte para que seja possível suportar o implante. Se a doença levou à perda óssea significativa, poderá ser necessário realizar enxertos ósseos antes de considerar os implantes.

Em muitos casos de Doença Periodontal é recomendado implantes dentários para substituir dentes perdidos e recuperar a função total e estética do sorriso.

Ao eliminar a placa bacteriana a gengiva deixa de estar inflamada e é possível controlar a gengivite e que esta avance para a periodontite.

Já a Periodontite é uma doença crônica, cujo paciente detentor deste distúrbio deve ser acompanhado regularmente por um profissional para que este controle a doença.

Dr. Miguel Almeida

“A nossa equipa de profissionais cuidadosamente selecionados, está focada no bem estar e saúde de todos os nossos pacientes.

A paixão e a preocupação por cada um dos pacientes é a nossa principal motivação!”

clínica macro

clínica macro

Agende a sua Consulta

Preencha o formulário e agende a sua consulta de avaliação ou obtenha informações, respondemos no prazo máximo de 24 horas úteis.

Agende a sua Consulta